28 de janeiro de 2022

Saiba como escolher quadros para sala de jantar

quadros-para-sala-de-jantar

Para renovar o visual da sua sala de jantar, os quadros podem ser uma ótima alternativa. Confira neste texto como escolher os certos para o seu estilo de decoração. 

A sala de jantar é considerada um ambiente essencial para as casas e apartamentos. Isso porque, é neste local que costumam acontecer reuniões, festas e outros momentos de convivência entre os membros da família e visitas. Por conta disso, a decoração deste ambiente deve ser muito bem pensada para trazer conforto e beleza nestas ocasiões. E, um dos itens que mais podem te ajudar nesta tarefa, são os quadros decorativos. Os quadros para sala de jantar podem ser de diversos modelos, tipos e tamanhos. Nos dias de hoje, o mercado oferece muitas opções para se adequar aos diferentes estilos de decoração. 

Para tentar te ajudar na escolha, o Blog da Arbo preparou um texto sobre o assunto. Aqui, você vai conferir quais são os principais tipos de quadros para sala de jantar, além de dicas de como escolher os modelos ideais para o cômodo de seu imóvel.

Neste texto, vamos te mostrar também algumas referências para se inspirar. Vamos lá?

quadros-para-sala-de-jantar

O que são quadros decorativos?

Esses itens decorativos são verdadeiros sucesso nos lares do mundo inteiro. Isso porque são uma excelente opção para pessoas que desejam mudar a decoração de cômodos de forma rápida, prática e barata. 

Além disso, os quadros decorativos são “camaleões” quando o assunto é decoração. Já que eles se adaptam com facilidade aos diferentes estilos e gostos.  

Além disso, você também pode fazer diversar personalizações como modelos, tamanhos, cores e formas diferentes. 

Quais são os principais modelos de quadros para sala de jantar 

Na hora de escolher o seu quadro de decoração para sala de jantar, o que não faltam são opções. Como já explicamos acima, existem diversos modelos para você escolher. Mas, claro, alguns deles ficam mais agradáveis em uma sala de jantar. Confira algumas opções que separamos abaixo. 

Quadros decorativos sem moldura

Esse estilo de quadro decorativo sem moldura está cada vez mais presente nos ambientes modernos. Esse tipo de quadro é indicado para lares que desejam seguir um estilo mais clean, que dialogue com as tendências minimalistas ou com detalhes mais delicados. O estilo combina bastante com ilustrações menores ou até mesmo artes abstratas. 

Quadros decorativos com moldura

Esses são os modelos mais tradicionais que você vai encontrar no mercado. Muito porque os quadros com moldura podem ser inseridos em todos os cômodos da casa, desde que posicionados da forma correta e escolhido com a atenção necessária (Mais detalhes sobre isso mais adiante no texto).

Em geral, podem representar pinturas, desenhos, ilustrações, fotografias e outros elementos que dependem da criatividade e do estilo do morador do imóvel.

Quadros porta rolhas

Esse modelo tem se tornado uma verdadeira tendência e, como o próprio nome sugere, serve para guardar rolhas de vinho. É ideal e combina bastante com ambientes de festa e jantares, como é o caso da sala de jantar.

Quadros simétricos

Os quadros simétricos são dois ou mais quadros que complementam o desenho um do outro. Quando fixados lado a lado na parede, esses tipos de quadros decorativos formam um efeito visual interessante. Esse modelo é indicado, principalmente, para salas de jantar que sejam maiores e com bom espaços na parede.

quadros-para-sala-de-jantar

Quadros decorativos para sala de jantar: como escolher? 

Agora, vamos a alguns passos que você deve seguir para não errar na escolha do quadro decorativo para a sua sala de jantar. São dicas simples, mas que, se forem seguidos, podem fazer toda a difença no resultado final.  

Onde ficará o seu quadro?

Para começar, pense com calma em quais ambientes seus quadros ficarão pendurados. É nesta hora que você vai definir o tamanho e em qual parede vai fixar o seu quadro. 

Os tamanhos dos quadros decorativos são o elemento principal para garantir uma decoração harmoniosa no ambiente. Uma boa opção para ambientes que sejam maiores é optar por quadros de tamanhos diferentes na mesma parede. O efeito desse estilo é bem legal e pode funcionar em muitos ambientes. 

Qual será a imagem dele?

O segundo passo é definir quais são as imagens do seu quadro. E, aqui, é hora de soltar a imaginação. Isso porque quadros podem ser basicamente qualquer imagem: fotos, gravuras, ilustrações, frases, artes feitas no computador, poster, etc. 

A dica mais legal que podemos dar para você definir essa parte é pensar em suas questões: o que vai combinar mais com o seu ambiente e quais são os seus gostos pessoais. Se você conseguir aliar esses dois fatores, a chance de você se encantar com o resultado final é muito grande. 

Qual a moldura você irá escolher?

Agora é a hora de escolher a moldura. E, agora, é muito importante você pensar com calma nos detalhes. Porque a moldura altera totalmente o estilo de um quadro e, alguns tipos de imagens e tamanhos, funcionam bem apenas com tipos muito específicos de molduras. 

Como materiais para você escolher, existem inúmeros no mercado. Os principais são: madeira, bambu, materiais metálicos e muitas outras. Para escolher a ideal, é necessário avaliar qual é o estilo de decoração que você pretende alcançar com os quadros. Se você quer investir em algo rústico, as molduras em madeira são boas opções.

Como você vai pendurar o seu quadro decorativo? 

Chegou a hora de pendurar os seus quadros decorativos. E, nesta etapa, você também tem algumas opções para seguir. Você pode fixar os seus quadros da maneira tradicional: furando a parede com uma furadeira (Tenha muito cuidado caso decida fazer dessa forma). Mas, já existem outras opções que são tão eficientes quanto e são menos perigosas. Vamos para algumas delas. 

  •  Massa adesiva
  • Fita dupla face de espuma
  •  Fixação com velcro
  •  Ganchos adesivos
  •  Fecho metálico adesivo
  •  Suportes perfurados
  •  Fios pendurados em dois móveis

Depois disso, é só curtir o resultado final de todo o seu trabalho. 

Inspirações de decoração de salas de jantar

quadros-para-sala-de-jantar

Além dos quadros decorativos, existem outras ideais para você diferenciar a decoração da sua sala de jantar. Abaixo, vamos deixar algumas delas para você. 

Escolha bem a mesa e as cadeiras

Assim como a cama é o foco principal de um quarto, a mesa e as cadeiras são o centro de uma decoração de sala de jantar. Por isso, é necessário que você saiba como escolher esses mobiliários.

É aconselhável que a compra das mesas e das cadeiras seja realizada após a definição do estilo decorativo do cômodo, uma vez que vão definir totalmente a tendência a ser seguida pelos demais móveis e pelos objetos.

A paleta de cores do cômodo

Mais uma vez, a escolha do estilo vai influenciar na decoração da sala de jantar. Nesse ponto, você precisa selecionar a paleta de cores do cômodo. É possível escolher entre cores frias, como o branco e o azul claro, e cores quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo.

Foque na iluminação

Conforme mencionado no início do texto, a iluminação é um ponto-chave para o sucesso da decoração de sala de jantar. Além de estar atento às luzes e às cores que serão refletidas de forma artificial, você deve levar a luz natural em consideração.

A luz do Sol é, além de importante para a saúde dos moradores, benéfica para a decoração dos ambientes, especialmente para as salas. Por isso, prefira utilizar a iluminação natural durante o dia.

Os espelhos são uma boa ideia

Os espelhos são grandes aliados da decoração de sala de jantar, especialmente em ambientes menos amplos. Para criar amplitude no cômodo, é recomendável posicionar o item na altura da mesa ou em toda a extensão de uma das paredes.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse texto do Blog da Arbo com 7 ideias para decorar a sua sala de jantar. 

O que você achou do nosso conteúdo sobre quadros decorativos para sala de jantar?

Agora que você já sabe como decorar o seu lar de uma forma simples e barata, deixe seu comentário sobre o tema na caixa abaixo. Conte-nos qual dos estilos apresentados você gosta mais.

Veja os demais conteúdos do Blog da Arbo, que abrangem desde dicas até artigos sobre as principais cidades do Brasil. Veja tudo sobre decoração para a casa clicando aqui.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. E, para encontrar seu imóvel ideal em diversas cidades do Brasil, visite o Portal da Arbo. 

Postagens relacionadas

manutenção de fogão

Saiba como realizar a manutenção de fogão

Não sabe por onde começar ou quais cuidados tomar para realizar a manutenção de fogão? Confira neste texto tudo o que você precisa saber para fazer da forma correta. Utilizado desde tarefas simples, como ferver a água de manhã para passar um café, até algumas mais elaboradas, como preparar um jantar especial para a família, […]

Aluguel de apartamento: como calcular o valor ideal?

Vai se mudar para um novo imóvel e quer descobrir quanto deve pagar pelo aluguel de apartamento? Confira o texto e saiba como fazer o cálculo Por vontade ou por necessidade, chega um momento em que todos precisam comprar ou locar um imóvel. Nesse momento, muitos optam pelo aluguel de apartamento, que se mostra como […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *